quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CAJAZEIRAS E SUA REALIDADE

O nome Cajazeiras vem de uma árvore da família das anarcadiáceas, que pode atingir até 25 metrosde altura e possui um fruto muito conhecido como cajá ou tuperabá.
Cajazeiras é o local de habitação que iniciou-se nas décadas de 60 e 70, devido ao enorme crescimento da população, sendo considerada um local adequado para um adensamento populacional, com ocupação rápida e sem planejamento.
Com o antigo nome de Complexo de Cajazeiras, abrange o chamado Miolo da Cidade de Salvador, que possui esse nome devido ao fato da região localizar-se em termos geográficos, na parte central do município de Salvador, ou seja, no miolo da cidade. Compreende 41 bairros  encontrados entre a BR 324 e a Avenida Luis Viana Filho _ Avenida Paralela _ alongando-se desde a Invasão de Saramandaia até o limite Norte do município. É uma área formada por aproximadamente 41 bairros que ocupam35% da superfície da cidade.
Em 1970 é elaborado o Projeto Urbanístico Integrado Cajazeira, que abrange uma área de 1.600 hectares.Na estratégia de implantação são definidas as áreas até a 4ª etapa, sendo que o bairro de Águas Claras  corresponde a 2ª etapa, (na época com uma estimativa de 4.500 habitantes); por estar integrado ao sistema viário existente e projetado. São também destinadas áreas para a iniciativa privada contribuir para o incentivo do centro comercial. Cajazeiras torna-se assim um dos maiores conjuntos habitacionais da América Latina
Fonte de pesquisa: livro A Grande Salvador – Posse e uso da terra: Projetos Urbanísticos Integrados e artigo Territorialização e Pobreza em Salvador – Ba, da revista Estudos Geográficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário